Um mundo conectado, distribuído em permanente mudança

O mundo não está mudando. O mundo mudou, de uma forma acelerada nos últimos tempos. Uma nova realidade, sem volta ao passado.

Novos tempos. Novas maneiras de aprender, trabalhar e se relacionar. Trabalho remoto e reuniões virtuais eram realidade para poucas pessoas. Hoje, praticamente todos estão sendo obrigados a sobreviver neste novo cenário.

As tecnologias digitais vêm se tornando cada vez mais necessárias e importantes para praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Torna-se necessário, portanto, pelo menos o aprendizado básico sobre elas e entender o impacto na vida das pessoas, no trabalho, nas empresas e na sociedade como um todo.

Ter noções básicas de Lógica, Pensamento Computacional, Programação, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e o desenvolvimento de aplicativos poderá ser importante para qualquer profissão. As que já existem, as que deixarão de existir e as que surgirão no futuro.

Mesmo que os alunos não venham a trabalhar diretamente nas áreas técnicas, será praticamente obrigatório que tenham pelo menos noções básicas da tecnologia envolvida, para utilizá-las ou orientar o desenvolvimento, por terceiros, de soluções de problemas cotidianos, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Objetivo do curso

Dar os primeiros passos em um processo de aprendizagem pode ser difícil. Isto também acontece quando se começa a aprender programação ou novas tecnologias. É preciso enfrentar o "bloqueio de principiante", vencer o medo, dar os primeiros passos com segurança e encontrar caminhos, o que nem sempre é fácil, mas é muito recompensador.

Neste curso, mesmo alunos sem nenhum conhecimento prévio em tecnologia ou informática poderão desenvolver o Pensamento Computacional e dar os primeiros passos no aprendizado de linguagens de programação, na Computação Criativa e na criação de Games e Aplicativos, para Android e Apple IOS. Serão apresentados conceitos e noções iniciais das tecnologias Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI) e Indústria 4.0.

Serão mostrados serviços oferecidos nestas áreas por provedores como o Google, AWS-Amazon, Microsoft e IBM, e como funcionam os assistentes virtuais como a Echo-Alexa, Google Home e MS Cortana. Será visto também como desenvolver aplicações ("skills") para estas plataformas.

Será feito também um balanço da utilização das novas tecnologias, analisadas as perspectivas para o futuro e o impacto delas no mercado de trabalho, nos indivíduos e na sociedade.

Público-Alvo

Pessoas com qualquer formação (inclusive adolescentes, cursando o ensino médio) que tenham pouco ou nenhum conhecimento sobre as tecnologias apresentadas e desejem conhecê-las, seja por curiosidade, seja para vislumbrar novas possibilidades em sua vida profissional.

Pré-Requisito

Os participantes deverão ter curiosidade, vontade de aprender coisas novas e disposição para enfrentar desafios.

Para frequentar o curso, não é necessário nenhum pré-requisito, além de conhecimentos básicos de aritmética (1 + 1 = 2) e capacidade de leitura, no idioma inglês, de documentação técnica típica da encontrada na Internet. Recomendado também saber o básico de utilização de computadores: edição de textos, manipulação de arquivos, pastas e fazer pesquisas via internet.

O aluno deverá ter acesso a um PC ou laptop (com Windows, Linux ou Mac OS). Além disso, deverá ter um smartphone ou tablet (Android ou Apple/IOS), para o desenvolvimento de aplicativos.

Metodologia - APRENDER A APRENDER

Os alunos farão exercícios e enfrentarão desafios, sendo incentivados a pesquisar e aprender por conta própria, dentro do novo modelo de educação que se estabelece cada vez mais neste século 21.

O curso segue as linhas “Aprendizado Baseado em Desafios” (CBL - Challenge Based Learning - desenvolvida pela Apple) e “Aprendizado baseado em Projetos”(PBL - Project Based Learning, baseada em metodologias ativas de ensino).

De forma a facilitar o aprendizado, a turma será dividida em grupos de seis alunos, que interagirão entre si e com o professor ao longo do curso.

Cada grupo desenvolverá o projeto de um novo produto ou serviço baseado nas tecnologias aprendidas. Ao final do curso, cada grupo apresentará o que desenvolveu ao longo do curso.

EXERCÍCIOS PRÁTICOS E ASSISTIDOS

O curso contará com assistentes, prontos para ajudar na instalação do software no computador dos alunos, além de coordenar as aulas práticas para cada grupo, para a realização de exercícios que ajudarão a fixar o conhecimento adquirido.

Nas aulas práticas, cada grupo de seis alunos interagirá com um assistente do curso, através de ferramenta para reuniões via web, em horário a ser definido pelos participantes de cada grupo, dentro da disponibilidade de agenda dos assistentes.

Os exercícios serão realizados através de softwares instalados pelos assistentes no computador dos alunos no início do curso e por simuladores de hardware através da internet.

Em uma aula prática opcional, os alunos poderão experimentar o que foi visto nas aulas, utilizando componentes eletrônicos reais. Forneceremos a lista de materiais e indicaremos sites onde estes poderão ser comprados.

Alternativamente, o aluno poderá adquirir o TS21-MAI-Mini (Módulo de Aprendizado Individual), um mini-laboratório pronto, montado e testado.

O investimento total máximo para cada aluno, tanto nos componentes, quanto no TS21-MAI-Mini será de R$ 200,00.

Coordenação

Fernando Jefferson

Roberto Ierusalimschy



DEPOIMENTOS DE PROFESSORES DA PUC-RIO SOBRE O CURSO

“Considero este curso fundamental para pessoas de todas as áreas, pois dará as bases para a participação ativa nesta inexorável revolução no conhecimento humano”

Prof. Sidnei Paciornik - Departamento de Engenharia Química e de Materiais

“A didática adotada e a realização de exercícios e experiências práticas tornam este curso muito interessante, principalmente para quem não é da área de informática”

Profa. Noemi Rodriguez - Departamento de Informática

ALGUNS DEPOIMENTOS DE ALUNOS QUE JÁ FIZERAM O CURSO