A Gestão Organizacional está sofrendo profundas modificações, principalmente nestes novos tempos gerados pela pandemia. Como diz Niels Pflaeging, um pensador inovador na área de design organizacional, “A chave para a sobrevivência das empresas nestes novos tempos é a utilização de uma estrutura de Criação de Valor, baseada em interação de equipes multidisciplinares, dentro das organizações”. E que, para enfrentar a crescente complexidade do mundo dos negócios, é necessário adotar um modelo de auto organização e autogestão destas equipes ou times, para atingir os objetivos das organizações e o atendimento aos clientes.
Isto pode ser conseguido pela criação e fortalecimento de uma cultura organizacional que favoreça o trabalho em grupo e a preservação e reutilização do capital intelectual, com uma prática baseada em honestidade e realismo, voltada para a execução, através de um diálogo consistente entre pessoas, estratégias e operações. Para isso, é preciso fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados [Bossidy, Charan e outros].
As empresas que conseguirem isso não apenas sobreviverão, mas experimentarão um grande aumento de produtividade e lucratividade. Enquanto outras enfrentarão dificuldades para sobreviver, em um mundo cada vez mais complexo e competitivo, em especial em tempos pós-pandemia.
Dentro desta linha desenvolvemos a Metodologia Follow, que se baseia em conceitos simples:
- Como não é possível se controlar tudo, devemos nos concentrar nas ações que estão sob nossa responsabilidade [Epiteto]
- A Qualidade no Relacionamento (qualquer relacionamento …) está diretamente relacionada com o gerenciamento dos compromissos assumidos entre as partes. Isto vale em relação a clientes, fornecedores e parceiros de negócio. E também para os acertos internos à organização, dentro dos times de projetos e entre departamentos.
- É muito importante delegar e dar autonomia às pessoas e times interdisciplinares no desenvolvimento de projetos, mas com supervisão permanente (e, se possível, automática), de forma que falhas na execução de atividades de uma pessoa ou de um time não passem despercebidas, impactando o trabalho de outras pessoas, times de desenvolvimento e, em última análise, os clientes.
- Registrar o conhecimento gerado ao longo do desenvolvimento de projetos é fundamental, pois este capital intelectual poderá ser reutilizado no futuro, em novos projetos.
- Possibilitar a criação de uma Memória Organizacional Digital, onde as informações possam ser facilmente registradas e encontradas sempre que necessário, mas com controle de acesso e de versões, além de um “log” das atividades realizadas.
- Registro automático de “time-sheet” das tarefas realizadas nos projetos, para que todos tenham uma ideia clara do tempo investido em cada atividade e em cada projeto
Para que isto seja possível, será necessário empregar cada vez mais sistemas automatizados, baseados em Inteligência Artificial, que facilitem o trabalho dos colaboradores de uma organização, principalmente no registro das informações, o desenvolvimento de atividades no dia-a-dia e o apoio à gestão do processo de negócio.
Por outro lado, este registro é importante para o treinamento de sistemas baseados em Inteligência Artificial, Assistentes Digitais, Machine Learning e Computação de Alta Performance, que serão fundamentais para a operação de negócios nos próximos anos. Os maiores resultados virão para as empresas que possuam muitos dados para alimentar estes sistemas e processar informações.
Mas registrar informações é uma tarefa árdua para a maioria das pessoas. Seja por falta de tempo, pela dificuldade de utilizar uma interface gráfica e digitação em teclados, em especial no caso de smartphones,ou até mesmo pela dificuldade de redação.
O grande diferencial de nosso Sistema Follow é a utilização da voz como interface entre pessoas e sistemas, através de tecnologias como Conversão de Voz para Texto (STT) e de Texto para Voz (TTS), além do Entendimento de Linguagem Natural (NLU) e Grafos do Conhecimento (KG). Isto facilita o registro e a consulta à informação, com grande economia de tempo. A maioria das pessoas da organização ou de entidades externas não precisará interagir diretamente com os sistemas, nem ser treinada para utilizá-los. Qualquer colaborador, assim como fornecedores, parceiros de negócio e até mesmo contatos selecionados em clientes, será avisado diariamente a respeito de suas atividades e poderá se manifestar a respeito delas, por voz.