A Gestão Organizacional está sofrendo profundas modificações, principalmente nestes novos tempos gerados pela pandemia. Como diz Niels Pflaeging, um pensador inovador na área de design organizacional, “A chave para a sobrevivência das empresas nestes novos tempos é a utilização de uma estrutura de Criação de Valor, baseada em interação de equipes multidisciplinares, dentro das organizações”. E que, para enfrentar a crescente complexidade do mundo dos negócios, é necessário adotar um modelo de auto organização e autogestão destas equipes ou times, para atingir os objetivos das organizações e o atendimento aos clientes.

Isto pode ser conseguido pela criação e fortalecimento de uma cultura organizacional que favoreça o trabalho em grupo e a preservação e reutilização do capital intelectual, com uma prática baseada em honestidade e realismo, voltada para a execução, através de um diálogo consistente entre pessoas, estratégias e operações. Para isso, é preciso fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados [Bossidy, Charan e outros].

As empresas que conseguirem isso não apenas sobreviverão, mas experimentarão um grande aumento de produtividade e lucratividade. Enquanto outras enfrentarão dificuldades para sobreviver, em um mundo cada vez mais complexo e competitivo, em especial em tempos pós-pandemia.

Dentro desta linha desenvolvemos a Metodologia Follow, que se baseia em conceitos simples:

Para que isto seja possível, será necessário empregar cada vez mais sistemas automatizados, baseados em Inteligência Artificial, que facilitem o trabalho dos colaboradores de uma organização, principalmente no registro das informações, o desenvolvimento de atividades no dia-a-dia e o apoio à gestão do processo de negócio.

Por outro lado, este registro é importante para o treinamento de sistemas baseados em Inteligência Artificial, Assistentes Digitais, Machine Learning e Computação de Alta Performance, que serão fundamentais para a operação de negócios nos próximos anos. Os maiores resultados virão para as empresas que possuam muitos dados para alimentar estes sistemas e processar informações.

Mas registrar informações é uma tarefa árdua para a maioria das pessoas. Seja por falta de tempo, pela dificuldade de utilizar uma interface gráfica e digitação em teclados, em especial no caso de smartphones,ou até mesmo pela dificuldade de redação.

O grande diferencial de nosso Sistema Follow é a utilização da voz como interface entre pessoas e sistemas, através de tecnologias como Conversão de Voz para Texto (STT) e de Texto para Voz (TTS), além do Entendimento de Linguagem Natural (NLU) e Grafos do Conhecimento (KG). Isto facilita o registro e a consulta à informação, com grande economia de tempo. A maioria das pessoas da organização ou de entidades externas não precisará interagir diretamente com os sistemas, nem ser treinada para utilizá-los. Qualquer colaborador, assim como fornecedores, parceiros de negócio e até mesmo contatos selecionados em clientes, será avisado diariamente a respeito de suas atividades e poderá se manifestar a respeito delas, por voz.